Home » Divisões » Notícias corporativas » TD SYNNEX divulga o seu 4ª Relatório Anual Direction of Technology

Corporativa

TD SYNNEX

TD SYNNEX divulga o seu 4ª Relatório Anual Direction of Technology

Relatório revela que IA, Serviços e Especialização impulsionam nova vaga de crescimento em TI

29/09/2025 Partilhe este conteúdo  

A TD SYNNEX acaba de divulgar a quarta edição do seu relatório anual Direction of Technology (DoT), que evidencia como a combinação da transformação impulsionada pela inteligência artificial (IA) com quadros resilientes de cibersegurança, elevada especialização e talento potenciado pela automação promove o crescimento, apesar dos persistentes desafios macroeconómicos. A edição deste ano apresenta uma análise de mercado mais abrangente do que nunca, com uma nova estrutura que disponibiliza dados detalhados por regiões geográficas, tipos de parceiros e setores tecnológicos.

Com base no contributo de mais de 1.400 prestadores de soluções e revendedores de TI em 40 países, o relatório sublinha como os modelos de negócio orientados para serviços estão a impulsionar o sucesso na era da IA, sendo que os ISVs (Independent Software Vendors) e as empresas de serviços profissionais são os que revelam maior otimismo quanto ao futuro. Quase 75% dos parceiros consideram a IA essencial para o seu futuro, tornando-a simultaneamente uma necessidade competitiva e um catalisador de novas ofertas que combinam inovação com capacidades fundamentais. A par da crescente procura por talento especializado, estas mudanças criam oportunidades para os parceiros redesenharem fluxos de trabalho e modelos operacionais, promovendo eficiência e crescimento num futuro potenciado pela IA.

“À medida que a indústria tecnológica atravessa uma mudança extraordinária, os nossos parceiros enfrentam desafios em constante evolução, e a TD SYNNEX está aqui para os ajudar a transformá-los em oportunidades”, afirmou Patrick Zammit, CEO da TD SYNNEX. “O relatório DoT deste ano demonstra que a liderança resulta da construção de resiliência nas tecnologias centrais, enquanto se aposta em tecnologias de nova geração, serviços e especialização. Ao estruturar o relatório em torno de perspetivas regionais e de modelos de negócio dos parceiros, criámos uma visão mais clara sobre como gerar valor em todo o ecossistema tecnológico global.”

O relatório identifica seis tendências globais críticas que moldam o mercado das TI em 2025:

  • A IA é a Base para a Liderança de Mercado
    À medida que a adoção da IA acelera, os parceiros devem diferenciar-se oferecendo casos de uso mais avançados e impactantes, como a cibersegurança potenciada por IA (58,4%) ou a automação com IA (54,3%), identificados como soluções com forte impacto no negócio.
  • A Cibersegurança é Fundamental, mas Continua a Ser um Campo de Batalha
    A segurança é o preço de entrada no ecossistema das TI, com 80% dos parceiros a oferecer pelo menos uma solução de cibersegurança. Este segmento destacou-se também como o principal motor de crescimento das soluções endpoint nos últimos dois anos. Os parceiros estão a reforçar este foco, colocando a segurança avançada de endpoints como a sua segunda maior prioridade para novas ofertas no próximo ano. Contudo, os desafios mantêm-se centrais, com as principais preocupações a incluírem ataques impulsionados por IA (49,2%) e violações de dados (41,9%).
  • A Especialização Supera a Escala
    A experiência e a consultoria sectorial são o principal fator valorizado pelos clientes finais na escolha de um parceiro, seguindo-se de perto o serviço de excelência ao cliente. Os parceiros estão já a adaptar-se a esta expectativa de mercado: 90% planeiam oferecer serviços de suporte e manutenção, 88% planeiam disponibilizar integração personalizada de TI e 82% pretendem expandir os serviços geridos no próximo ano.
  • Modelos Operacionais Redesenhados para a Era da IA
    Quase 70% dos líderes reportam escassez de talento, o que afeta diretamente implementações de IA (43%), dados & análises (41%) e cibersegurança (39%). Este cenário reflete uma mudança estrutural na forma como o trabalho é realizado e abre espaço para os parceiros redesenharem modelos operacionais e fluxos de trabalho, impulsionando a eficiência num futuro apoiado pela IA.
  • Desafios Macroeconómicos Persistem, mas o Crescimento é Possível
    Apesar das adversidades globais, as perspetivas de crescimento mantêm-se positivas na maioria das regiões, com 66% dos parceiros a reportar aumento de receitas. As empresas que combinam visão estratégica com agilidade operacional estão mais bem posicionadas para alcançar crescimento.
  • Os Novos Vencedores: Empresas Orientadas para Serviços e Preparadas para o Futuro
    ISVs (120) e empresas de serviços profissionais (110) destacam-se como líderes de crescimento, conforme demonstrado pelo Net Growth Index. Tal resulta da construção de portfólios equilibrados, com mais de metade a combinar capacidades em rápido crescimento – como inteligência artificial e dados & análises – com ofertas essenciais.

A TD SYNNEX introduziu também dois novos índices – o Net Growth Index e o Net Optimism Index – para compreender melhor o desempenho e o sentimento dos parceiros em diferentes geografias e tipos de negócio, permitindo acompanhar esta evolução em futuras edições do relatório. Ambos utilizam uma pontuação de referência de 100, em que valores acima de 100 indicam crescimento ou otimismo acrescidos, e valores abaixo de 100 refletem crescimento estagnado ou pessimismo.

“Agora no seu quarto ano, o relatório Direction of Technology continua a evoluir em paralelo com o mercado que reflete”, afirmou Jill Kermes, Vice-Presidente de Comunicações Globais e Cidadania Corporativa da TD SYNNEX. “Cada edição fornece novas perspetivas e informações práticas para ajudar os nossos clientes a navegar na complexidade e a aproveitar as oportunidades. As conclusões deste ano reforçam que a próxima vaga de crescimento virá daqueles que estão a reinventar os modelos de negócio e a explorar a IA, os serviços e a especialização para moldar o futuro.”

O relatório completo está disponível aqui.

Também o poderá interessar...