Home » Divisões » Impressoras e consumíveis » Mais de 2,5 milhões de euros por ano em cartuchos falsificados

Impressoras e consumíveis

BROTHER

Mais de 2,5 milhões de euros por ano em cartuchos falsificados

Os utilizadores de impressoras gastam mais de 2,5 milhões de euros por ano em cartuchos falsificados

Mais de 2,5 milhões de euros por ano em cartuchos falsificados
30/01/2026 Partilhe este conteúdo  


A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, alerta para um problema crescente os cartuchos falsificados custam aos proprietários de impressoras mais de 2,5 milhões de euros por ano, em todo o mundo, e podem causar danos graves ao equipamento, colocar em risco a saúde do utilizador e prejudicar o meio ambiente.

O que pode parecer uma boa oferta pode, na verdade, causar sérios problemas. Por isso, a Brother lançou a campanha “Atue contra a falsificação”, uma iniciativa global que visa sensibilizar consumidores, parceiros e distribuidores para os perigos das falsificações e fornecer ferramentas para detetar produtos falsos, evitar fraudes e proteger investimentos.

Os consumíveis contrafeitos, ao contrário dos compatíveis, tentam apresentar se como produtos originais da marca do fabricante, quando na realidade não o são, enganando assim o comprador. Não são apenas simples imitações: apresentam riscos operacionais e éticos reais. Os consumíveis falsificados são mais do que simples imitações que representam riscos operacionais e éticos reais, entre os quais:

  • Danos nos equipamentos: a tinta e o toner falsificados podem obstruir ou corroer componentes da impressora.
  • Riscos para a saúde: substâncias não regulamentadas e potencialmente tóxicas são comuns nestes produtos.
  • Não são recicláveis: as falsificações não podem ser incluídas nos programas de reciclagem dos fabricantes, acabando em aterros.
  • Maior custo total: baixo rendimento, reimpressões e avarias aumentam os custos a longo prazo.
  • Questões éticas: muitas falsificações estão ligadas ao crime organizado e a práticas laborais exploradoras.


Além disso, o canal de revenda é prejudicado pela perda de receitas devido à redução de preços, menor recorrência de compra e aumento dos custos de manutenção.

“Os cartuchos falsificados não são apenas uma má substituição, apoiam operações ilegais e muitas vezes contêm substâncias nocivas que podem causar danos não só as impressoras, mas também no meio ambiente e na saúde das pessoas”, afirma José Ramón Sanz, Responsável de Marketing de Produto da Brother Iberia. “A nossa iniciativa tem como objetivo pôr fim a estas práticas, promover a sustentabilidade, ajudar os clientes a tomar decisões informadas e proteger o ecossistema que construímos com os nossos parceiros.”

A campanha da Brother não se limita apenas à sensibilização, é uma resposta global coordenada para proteger consumidores e parceiros:

  • Supervisão do mercado: colaboração com especialistas em proteção das marcas para analisar mais de 30 plataformas online e identificar anúncios suspeitos.
  • Ação legal conjunta: parceria com as autoridades e com a Unidade de Crimes de Falsificação da Amazon para identificar e encerrar vendedores de produtos falsificados.
  • Controlo fronteiriço: formação das autoridades aduaneiras para reconhecer e intercetar produtos falsificados antes de chegarem ao mercado.


Brother e Amazon: uma defesa mais forte

A colaboração da Brother com os parceiros para erradicar este problema é fundamental para a sua estratégia. Por exemplo, através da parceria com a Unidade de Crimes de Falsificação da Amazon, a Brother ajudou a eliminar produtos falsificados em toda a Europa, ao identificar e eliminar anúncios de consumíveis falsos que se infiltraram em mercados online legítimos. Não eram apenas produtos não autorizados, também representavam riscos para o desempenho dos dispositivos, para a segurança dos utilizadores e invalidam as garantias das impressoras. A Brother e a Amazon tomaram medidas coercivas em conjunto para retirar estes produtos perigosos da cadeia de fornecimento.


“Ao trabalhar em estreita colaboração com parceiros como a Amazon e as autoridades, estamos a tomar medidas rigorosas para detetar e retirar do mercado cartuchos falsificados, protegendo os consumidores de produtos inseguros”, reforça José Ramón Sanz.Além disso, os consumidores desempenham um papel fundamental nesta luta: ao escolherem cartuchos originais Brother e denunciarem produtos suspeitos, contribuem para um mercado justo e seguro.”

Para evitar os riscos de instalar na impressora consumíveis contrafeitos, os utilizadores podem fazer o seguinte:

  • Comprar de forma inteligente: comprar os cartuchos apenas a revendedores autorizados e de confiança.
  • Verificar o cartucho antes de instalar: procurar o holograma da Brother ou verificar o produto em go.brother/id. 
  • Denunciar: informar sobre anúncios ou produtos suspeitos; todas as denúncias ajudam a combater a falsificação.
  • Formação: garanta que os compradores e utilizadores sabem como identificar os produtos originais.


Mais informações

Também o poderá interessar...